A UCAVI - União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí, assim denominada a partir de 1994, foi fundada em 21 de outubro de 1973, na cidade de Ituporanga, com o nome de Conselho de Representantes dos Vereadores do Alto Vale do Itajaí (C.R.V.A.V.) e foi também designada de União dos Vereadores do Alto Vale do Itajaí (UVAVI), no período de 1991 a 1994.

Desde a sua fundação até setembro de 1991, a Entidade privilegiou o aspecto representativo, voltando a sua atuação para o âmbito político, não dispondo de equipe técnica para assessoramento às Câmaras.

No dia 09 de setembro de 1991, data da inauguração da atual sede da AMAVI, em decorrência de acordo firmado entre os Presidentes das Entidades, a UCAVI passou a ocupar uma sala desta sede e iniciou o processo de estruturação para cumprir outra finalidade estatutária: a de prestar atendimento às suas associadas, principalmente na área jurídica.

Hoje, a UCAVI desempenha relevante papel no contexto regional, contribuindo de forma efetiva para o fortalecimento do Poder Legislativo, que, a par do aprimoramento no desempenho de suas atribuições, volta sua força reivindicativa para uma só causa o Alto Vale do Itajaí.

A UCAVI de hoje é pioneira e modelo para outras regiões do Estado, mas a sua História tem sido feita, página a página, com o esforço de todos os Vereadores das Câmaras associadas, que vos confiam a responsabilidade de continuar a escrevê-la.

Antigos nomes

1973 - (CRVAV) Conselho de Representantes dos Vereadores do Alto Vale do Itajaí.
1991 - (UVAVI) União dos Vereadores do Alto Vale do Itajaí.
1994 - (UCAVI) União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí.

 

Forma de Atuação


A UCAVI, entidade de cunho representativo e prestadora de serviços, tem sua atuação voltada para essas finalidades, desenvolvendo, nesse âmbito, as seguintes ações:


  • Atua como porta-voz de suas associadas, no âmbito de seus interesses;
  • Articula-se com outras esferas de Governo e iniciativa privada, com vistas a viabilizar reivindicações, quer através de moções, documentos conjuntos ou outros meios;
  • Trabalha o relacionamento entre os Poderes, a nível local e regional;
  • Marca presença em todos os eventos importantes, através dos Presidentes das Câmaras ou membros da Diretoria;
  • Propicia a cooperação, facilitando a troca de experiências e informações entre os Presidentes das Câmaras e Vereadores;
  • Incentiva a unidade em seus múltiplos aspectos e a participação, criando os respectivos espaços;
  • Promove intercâmbio com outras associações e Câmaras;
  • Aperfeiçoa os mecanismos de atuação individualizada e conjunta;
  • Promove reuniões, debates, cursos e seminários, dirigidos aos Vereadores e servidores das Câmaras;
  • Dinamiza todos os mecanismos de valorização do Vereador e do Poder Legislativo Regional;
  • Presta assessoria às Câmaras e Vereadores associados na área de Administração Pública, de forma permanente a jurídica, recorrendo subsidiariamente a outras;
  • Viabiliza as solicitações das Câmaras e Vereadores, almejando sempre a eficiência e o tratamento igualitário a suas associadas;
  • Cria mecanismos de divulgação das realizações que promove e das que são de interesse de suas associadas.