No último sábado, 4, foi realizada Assembleia da UCAVI no município de Rio do Campo. O tema central da reunião foi Defesa Civil, com a participação do Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Armando. Além de vereadores e servidores das câmaras municipais, o evento reuniu prefeitos, coordenadores municipais de defesa civil e demais representantes dos municípios.
Mesmo com as fortes chuvas da sexta-feira e a dificuldade de locomoção, a UCAVI manteve a programação da assembleia. De acordo com o presidente da instituição, vereador Jean Carlos Leite, com a confirmação da vinda do Coronel Armando e diante da importância do tema, os vereadores foram orientados sobre rotas alternativas e compareceram em número além do esperado.
Durante cerca de duas horas o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil falou sobre a atual estrutura da Defesa civil, sobre a gestão das barragens, medidas adotadas durante o fenômeno de outubro que atingiu toda a região e principalmente, respondeu vários questionamentos dos presentes. Por último, o presidente da UCAVI, Jean Carlos Leite e o presidente da AMAVI, prefeito José Thomé, entregaram um documento em nome das duas instituições solicitando a execução de obras que permitam o melhoramento fluvial dos rios na bacia hidrográfica do Rio Itajaí, minimizando as cheias no Alto e Médio Vale.
Entre as medidas solicitadas e consideradas prioritárias, estão a execução das pequenas barragens, a construção do canal extravasor e o desassoreamento do Rio Itajaí, conforme consta no Plano JICA.
Para o presidente da UCAVI foi um momento esclarecedor e que demonstra a união e representatividade da entidade perante as causas regionais. “Alguns municípios tiveram menos prejuízos e outros vivem situação grave, nós enquanto representantes da UCAVI estamos focados em buscar soluções e recursos para amenizar os problemas de toda região, neste momento somos Alto Vale e vamos trabalhar por toda nossa população”, diz Jean.