Na última semana foram realizadas reuniões das comissões temáticas da UCAVI. Atualmente a instituição possui 4 comissões, sendo de agricultura, de assistência social, de defesa civil e de saúde. Os encontros são realizados mensalmente ou conforme demanda existente para discutir reivindicações e melhorias para os setores envolvidos nos municípios do Alto Vale do Itajaí.
Na reunião da comissão de agricultura o principal assunto discutido foi o projeto antigranizo, uma pauta que há anos vem sendo defendida pela UCAVI para solucionar um problema que afeta diretamente a agricultura do Alto Vale. Os vereadores que integram a comissão de agricultura também falaram sobre o projeto de lei para a classificação do tabaco na propriedade do agricultor, projeto este já aprovado no Rio Grande do Sul e que em Santa Catarina encontra-se em discussão na ALESC. Na última assembleia da UCAVI deliberou-se pela realização de uma audiência pública para discutir o tema na região e convidar ambas as partes envolvidas, ou seja, produtores, representantes das empresas e deputados que estão defendendo o projeto.
No encontro da comissão de saúde, foram abordados temas como: Cotas do Cisreg e aumento da tabela SUS. Outro assunto que preocupa os vereadores da região é a escassez de profissionais em algumas especialidades como psiquiatria, fonoaudiologia, pediatria, ortodontia, ortopedia, fisioterapia, cardiologia e neurologia. Os vereadores irão reivindicar a descentralização das cirurgias e especialidades, regulação do estado, e o credenciamentos dos Hospitais do Alto Vale do Itajaí para realização de procedimentos em diversas áreas.
A comissão de defesa civil elencou como ação prioritária para os próximos dias agendar uma reunião com o secretário Mario Hildebrand para discutir a situação das barragens do Alto Vale e a previsão de orçamento de Defesa Civil nos municípios.
As demandas levantadas pela comissão de Assistência Social são a adequação das leis municipais com a lei de benefícios eventuais, cobrar do executivo a formação de equipes de trabalho da Assistência Social e convênios para assistir moradores de rua.
De acordo com o presidente da UCAVI, vereador Valdemar Schaefer, as reuniões das comissões temáticas têm sido muito produtivas, pois os vereadores que as integram na maioria são profissionais ligados aos setores e que diariamente convivem com os problemas e anseios da população dos municípios. “Estamos trazendo para o debate problemas vivenciados todos os dias pela nossa população e nosso papel é buscar alternativas para resolver ou pelo menos minimizar”.