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TCE INICIA 12º CICLO DE ESTUDOS DE CONTROLE PÚBLICO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

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TCE INICIA 12º CICLO DE ESTUDOS DE CONTROLE PÚBLICO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Nos últimos 11 anos o Tribunal de Contas tem se deslocado ao interior do Estado para realizar o Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal.

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Seguindo a tradição de primeiro orientar para depois fiscalizar, o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, através do Instituto de Contas, realiza o XII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, em cumprimento a uma de suas principais funções que é a de oferecer orientação técnica aos fiscalizados. O XII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal foi organizado em 12 etapas regionais, envolvendo todos os municípios do Estado de Santa Catarina, e resultará na orientação de aproximadamente 4.500 agentes públicos, representados por Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais, Controladores, Contadores e demais servidores municipais.

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 Esse evento, consolidado em parceria com a FECAM, as Associações de Municípios, a União de Vereadores, o Ministério Público do Estado, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de Santa Catarina e o Tribunal de Contas da União, abordará temas relevantes, escolhidos diante de dúvidas dos administradores públicos, em razão das constantes modificações de procedimentos e rotinas, principalmente na área contábil e de controles internos, motivo que leva o Tribunal de Contas a debater aspectos que envolvem o cotidiano dos servidores e administradores municipais.

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Acompanhando o modelo adotado no exercício de 2007, o XII Ciclo foi dividido em duas clientelas temáticas, a saber: uma política, dirigida aos agentes políticos, propiciando a discussão de aspectos estratégicos da Administração Pública Municipal; e, outra técnica, dirigida aos demais servidores e administradores municipais, enfocando a prática de assuntos técnicos relacionados ao dia a dia dos servidores públicos, divididos em salas temáticas com quatro grandes grupos: de atos de pessoal; de contabilidade; de licitações, contratos e obras; e de controles internos.

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A etapa para os 28 municípios do Alto Vale do Itajaí será realizada no dia 27 de julho e tem como parceiros a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) e União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (UCAVI).

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Sobre a UCAVI

A UCAVI - União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí, assim denominada a partir de 1994, foi fundada em 21 de outubro de 1973, na cidade de Ituporanga, com o nome de Conselho de Representantes dos Vereadores do Alto Vale do Itajaí (C.R.V.A.V.) e foi também designada de União dos Vereadores do Alto Vale do Itajaí (UVAVI), no período de 1991 a 1994.

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