A publicação de portaria do Governo do Estado que autoriza a implantação do sistema de combate ao granizo para os sete municípios da chamada região da cebola foi recebida como uma importante conquista para o Alto Vale do Itajaí. A iniciativa atende a uma demanda antiga da União das Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (UCAVI), que há anos vinha pleiteando a implantação do projeto na região.
O sistema tem como objetivo reduzir os prejuízos causados por tempestades de granizo, fenômeno que frequentemente atinge a produção agrícola e gera impactos econômicos significativos aos municípios.
Apesar de o anúncio contemplar, neste primeiro momento, apenas sete municípios, a UCAVI avalia a medida como um avanço importante. A entidade destaca que a proposta defendida pela região sempre buscou atender os 28 municípios que integram o Alto Vale.
No ano passado, quando da visita do Governador Jorginho Mello a Petrolândia para ver os prejuízos causados por uma chuva de granizo houve a sinalização de que seriam liberados recursos para minimizar o problema. De acordo com o vice-presidente da UCAVI e integrante da comissão de agricultura da entidade, vereador Jorge Kratz, neste primeiro momento foram contemplados apenas 7 municípios em virtude do montante de recursos liberados mas a tendência é implantar em todo o Alto Vale”
O presidente da UCAVI, vereador Ruan Cipriani, destaca que o trabalho de mobilização continuará junto ao Governo do Estado para ampliar o sistema. “Vamos continuar pleiteando para garantir que os demais municípios também sejam contemplados, afinal nossa economia regional depende da agricultura. Queremos agradecer a todos envolvidos, vereadores de gestões anteriores, diretorias da UCAVI e integrantes da comissão de agricultura que não mediram esforços para que este projeto saísse do papel”.
