Vereadores do Alto Vale do Itajaí estão participando nesta semana em Brasília, da XXII Marcha dos Legislativos Municipais. Neste ano, o tema do evento é “Seja a Esperança que Você Deseja”. A solenidade de abertura, 25, contou com a participação de 4,5 mil vereadores e vereadoras de todos os estados.
Aproveitando a estadia na Capital Federal, os representantes do Alto Vale, através da presidente da UCAVI, vereadora Marli Pedroso, entregaram ofícios com solicitações aos deputados e também nos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Os pleitos apresentados são resultado das discussões que ocorrem nas comissões da UCAVI, nas reuniões do conselho consultivo e nas assembleias gerais.
A UCAVI, representando os mais de 260 vereadores, solicitou apoio e defesa na busca da habilitação dos serviços de alta complexidade em Cirurgia Endovascular e Traumato-Ortopedia no Hospital Regional, conforme já solicitado ao Ministério da Saúde. Também reiterou o pedido de implantação da Radioterapia no setor de Oncologia do Hospital Regional Alto Vale. A presidente da UCAVI, Marli Pedroso destacou a importância destes serviços para a região. “Hoje nossos pacientes precisam se deslocar a outros centros para serem atendidos, gerando custo de transporte, hospedagem e transtornos familiares, além da dificuldade de deslocamento para quem se encontra com problemas de saúde”.
Foi pedido ainda que os deputados intercedam pela implantação de uma Central de Regulação do SAMU no Alto Vale do Itajaí, preferencialmente na cidade de Rio do Sul, visto que atualmente, a Central de regulação do SAMU mais próxima do Alto Vale fica em Blumenau.
No setor de assistência social a solicitação é para implantação de novos programas de Habitação para os municípios do Alto Vale do Itajaí e programas de compra de alimentos provenientes da Agricultura Familiar para a cesta básica social.